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sexta-feira, março 09, 2012

Bingo dos Brinquedos - Alfabetização!



Uma das atividades realizadas foi a construção de um jogo de bingo com os alunos, onde cada um construiu sua cartela escolhendo oito brinquedos de um glossário que já havia sido trabalhado anteriormente. As figuras do glossário foram utilizadas para o jogo, na hora do sorteio.


Esta atividade exemplifica que utilizar jogos em sala de aula pode ser uma tarefa simples, na qual os próprios alunos participam da sua construção.
Abaixo o glossário utilizado (que recebi da minha amiga Michele junto com várias atividades) e alguns exemplos de cartelas do bingo confeccionadas pelos alunos.


Fonte: http://alfaletrandotaniamarcia.blogspot.com


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Letra cursiva.Qual sua opinião?



EUA começam a dispensar ensino
 de letra de mão nas escolas

Vários estados americanos entendem que letra de forma é mais importante.Educadoras brasileiras dizem que uso no país também está mudando.

O ensino da letra cursiva (de mão) será opcional no estado norte-americano de Indiana e deverá ser banido definitivamente nos próximos anos. A decisão deve ser seguida por mais de 40 Estados do país que também consideram esta forma de escrever como ultrapassada. Na avaliação deles, é mais importante se concentrar no aprendizado das letras bastão (de forma).

"As escolas devem decidir se pretendem ensinar letra cursiva, mas recomendamos que deixem de ensinar e se foquem em áreas mais importantes. Também seria desnecessário encomendar apostilas que ensinem letra cursiva", diz um memorando do Departamento de Educação de Indiana.

A Carolina do Norte também já anunciou que adotará uma medida similar, segundo suas autoridades educacionais. A Geórgia é outro Estado americano que recomenda o fim do ensino, segundo seu porta-voz Matt Cardoza, apesar de "aceitar que os alunos aprendam a letra de mão caso os professores considerem necessário".

Esses Estados, assim como outros 40, integram o Common Core Stated Standards Initiativa (Iniciativa para um Padrão Comum de Currículo), responsável por tentar padronizar o ensino básico nos Estados Unidos. O grupo defende abertamente o fim do ensino da letra cursiva.

Brasil


No Brasil, principalmente na última década, há uma nova metodologia no ensino da letra cursiva, mas não seu abandono nas escolas. "Não conheço escola que não a utilize mais", afirma Fernanda Gimenes, diretoria pedagógica da área de português do colégio bilíngue Playpen. "Ela perdeu a prioridade. Antes, o aluno era alfabetizado na cursiva. Hoje, mais do que ensinar uma técnica, queremos desenvolver as habilidades de leitura e escrita."

Separar o aprendizado da cursiva como requisito para que uma criança seja considerada alfabetizada é uma conquista recente, praticamente da última década. "Vemos como uma evolução, não uma condição", diz Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco. Mesmo que o aluno opte pela letra bastão no futuro, o aprendizado da cursiva, segundo Esther, é fundamental para desenvolver a coordenação motora fina. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.