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sábado, janeiro 14, 2012

Educação NOTA 10! O Globo



A professora  Maria Delfina Rodrigues (DEL) está  concorrendo com o texto: "Transformando um Sonho em Realidade",
no concurso Educação Nota 10 do Globo.

Por favor, visitem o link, conheçam e deixem um comentário por lá.
Pode ser um pequeno comentário, pois os critérios de avaliação são:
a repercussão do texto e os comentários.
Dêem uma força! 

DEL e eu contamos com a ajuda de vocês!
Obrigada!



Acesse o LINK abaixo:
http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576


Transformando um sonho em realidade

Sou professora da Rede de Ensino Municipal, atuo em turmas do 4º e 5º anos e participo de uma revolução na qualidade da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro.
No início deste ano, submeti à equipe de diretores e professores da Escola Laís Netto dos Reis, onde trabalho, a proposta para a criação de um blog. Uma vez que a informática, a Web e as redes sociais estão se tornando importantes aliadas para a educação, acreditei que, com a construção de um blog, poderíamos criar novas possibilidades de aprendizado e informar à comunidade escolar sobre os eventos e projetos desenvolvidos pela escola com os alunos.
Todas as tarefas realizadas na escola – Centro de Estudos, reuniões com responsáveis, COC, campanhas, festas, exposições, aniversários, trabalhos realizados pelos professores e alunos, concursos, premiações e passeios – foram sendo postados no blog que, aos poucos, foi incorporando o dia a dia da escola e quebrando a resistência de alguns professores, alunos e responsáveis, que não estavam acostumados ao uso da tecnologia.
Dessa forma, ao ver seus trabalhos e fotos postados, todos se sentiram motivados a aprender mais sobre esta ferramenta e a participar do blog, que se tornou um espaço de trocas, divulgação, entretenimento e educação. O ápice do trabalho se deu com a indicação do meu blog pessoal “Ler com prazer” – trabalho que eu já desenvolvia há cerca de dois anos – e o da escola para o Troféu RioEduca 2011.
O trabalho de um livro da escola, que me encantou e fiz questão de postar, acabou sendo publicado no Portal do RioEduca.
O livrinho “Uma Lição de Amor”, produzido pela professora Laís Cristina Villaça com a turma 1301, a partir de uma situação real em sala de aula, acabou ficando em segundo lugar na categoria ‘Rio de Leitores’ da premiação. E o meu blog foi o vencedor da categoria ‘Blog de Educador’. A ideia de publicar o livrinho surgiu de uma conversa com a coordenadora pedagógica da nossa escola, depois que ela soube do projeto “Abrace um aluno escritor”, durante um curso de sala de leitura.
A partir daí, os alunos dessa turma e toda a escola tiveram um incentivo a mais para realizar seus trabalhos, o que visivelmente elevou a autoestima de todos. O passo seguinte foi a arrecadação do dinheiro para a publicação do livro. Aceitamos a sugestão para promover a rifa de uma cesta de guloseimas, em que todos – diretores, professores e funcionários – num esforço coletivo para viabilizar a ideia, contribuíram com a doação de itens para compor a cesta.
Divulgamos a rifa no blog da escola e entre toda a comunidade escolar. Porém, como o dinheiro arrecado não foi suficiente para a publicação do livro, resolvemos pedir ajuda externa, após conversar com a coordenadora pedagógica Ellen Lira Brasil.
Levei a rifa para minha mãe, que nos ajudou a divulgá-la junto aos pacientes da Clínica de Doenças Renais (CDR), onde meu pai faz hemodiálise há 20 anos. Para nossa alegria e felicidade, todos os pacientes e médicos de lá abraçaram a causa e assim conseguimos os recursos de que precisávamos.
Partimos, então, para uma reunião com os responsáveis, pedidos de autorização, confecção da capa do livro pelos alunos, revisão do texto… e assim nosso sonho foi ao poucos transformando-se em realidade.
Finalmente, conseguimos concretizar o projeto no dia 09 de dezembro deste ano e promovemos o lançamento do livro “Uma lição de amor”, da turma 1301 da professora Laís Cristina, com uma manhã de autógrafos dos próprios alunos, que também receberam no evento sua certificação. E o esforço de um ano de trabalho cheio de conquistas e vitórias foi concretizado.
Sinto-me muito orgulhosa de ter participado de todo o processo e estar ajudando a fazer a diferença na educação, dando minha parcela de contribuição.
Afinal, como dizia Walt Disney: “Pense, acredite, sonhe e atreva-se… Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade”.

       Maria Delfina Rodrigues
       E.M. Lais Netto dos Reis


Conheçam mais o trabalho de DEL, acesando seu blog:

Grupo: Vida - Trabalho - Virtual


                 GRUPO na Essência e Era VIRTUAL

Sou adepta de uma ação individual e coletiva voltada a dinâmica nos movimentos que se entrelaçam...
Na escola como professora/educadora procuro facilitar ao máximo a prática dialógica com mediação, recursos, ações e avaliações, onde todos constroem juntos e registram essa construção, que na medida que vai formando sua identidade e história, vai simultaneamente se autoavaliando, elencando os progressos e ajustes necessários no desenvolvimento e resultados das metas programadas.
Gosto de trabalhar muito em grupo e com grupos.
Abordo nesta postagem o tema GRUPO, que foi adaptada e pesquisada por mim e quero compartilhar com todos vocês. Bom proveito! (Rosangela)

GRUPO  NA ESSÊNCIA

É um resultado da dialética entre a história do grupo (movimento horizontal) e a história dos indivíduos com seus mundos internos, suas projeções e transferências (movimento vertical) no suceder da história da sociedade em que estão inseridos. 



A construção do grupo 


Um grupo se constrói através da constância da presença de seus elementos, na constância da rotina e de suas atividades. 
Um grupo se constrói na organização sistematizada de encaminhamentos, intervenções por parte do líder para a sistematização do tema em questão.
Um grupo se constrói no espaço heterogêneo das diferenças entre cada participante: da timidez de um, do afobamento do outro; da serenidade de um, da explosão do outro; da seriedade desconfiada de um, da ousadia do risco do outro; da mudez de um , da tagarelice de outro; do riso fechado de um, gargalhada debochada do outro; dos olhos miúdos de um, dos olhos esbugalhados do outro; de lividez de um, do encarnado do rosto do outro. 

Um grupo se constrói enfrentando o medo que o diferente, o novo provoca, educando o risco de ousar. 
Um grupo se constrói não na água estagnada do abafamento das explosões, dos conflitos, no medo em causar rupturas. 
Um grupo se constrói, construindo o vínculo com a autoridade entre iguais. 
Um grupo se constrói na cumplicidade do riso, da raiva, do choro, do medo, do ódio, da felicidade e do prazer.

A vida de um grupo tem vários sabores... 
No processo de construção de um grupo, o líder conta com vários instrumentos que favorecem a interação entre seus elementos e a construção do círculo com ele. 
A comida é um deles. 
É comendo junto que os afetos são simbolizados, expressos, representados, 
socializados. 
Pois comer junto, também é uma forma de conhecer o outro e a si próprio. 
A comida é uma atividade altamente socializadora num grupo, porque permite a 
vivência de um ritual de ofertas. Exercício de generosidade. 
Espaço onde cada um recebe e oferece ao outro o seu gosto, seu cheiro, sua textura, seu sabor. 
Momentos de cuidados, atenção. 
O embelezamento da travessa em que vai o ao, a “forma de coração” do bolo, a renda bordada no prato... 
Frio ou quente? 
Que perfume falará de minhas emoções?
Doce ou salgado? 
Todos esses aspectos compõe o ritual do comer junto, que é um dos ingredientes 
facilitadores da construção do grupo. 


Um grupo se constrói com ação exigente, rigorosa do líder. Jamais com a 
cumplicidade autocomplacente, com o descompromisso dos envolvidos.
Um grupo se constrói no trabalho árduo de reflexão de cada participante e do líder. 
No exercício disciplinado de instrumentos metodológicos, educa-se o prazer de se estar vivendo, conhecendo, sonhando, brigando, gostando,  comendo, bebendo, imaginando, criando; e aprendendo juntos, num grupo. 
    

Vida de grupo 

1. Vida de grupo tem: 

-Alegria, riso aberto, contentamento, folia, concentração. 

-Medo, dor, choro, conflito, perdição,desequilíbrio, hipótese falsa, pânico. 

-Entendimento, diferenças, desentendimento, briga, busca, conforto. 
-Silêncios, fala escondida, berro, fala oca, fria, fala mansa. -Generosidade, escuta, olhar atento, pedido de colo. 
-Ódio, decepção, raiva, recusa, desilusão. 
-Amor, bem querer, gratidão, afago, gesto amigo de oferta. 

2. Vida de grupo tem vários sabores: 
-Quente, frio, no ponto. 
-Doce? melado? cheiro de hortelã? 
-Castanha, chocolate, perfume de canela. 
-Salgado? Gelado, cheiro de maçã? 
-Palmito, frango, damasco. 
-Perfumes vindo da janela, lembrando o cheiro da vida vivida, gosto de hortelã. 

3. Vida de grupo dá muita ansiedadequando não recebo o produto do conhecimento mastigado, pronto, pelo líder. Ele faz mediações com o objeto a conhecer, e se eu,saindo com meu reboliço, meu furacão interno (uterino?), minhas frustrações, ansiedades, POSSO CONSTRUIR, no meu silêncio-fala interna, minha sistematização. Depois, novamente voltando ao grupo, 
posso checá-lo, provocando um aprofundamento da mesma, ou não..

4. Vida em grupo dá muita frustração porque, enquanto participante, tenho de romper com meu  acomodamento quieto, autoritário... esperando “as ordens” do  líder... e quando elas não vêm, descubro que SÓ EU posso LUTAR CONQUISTAR, CONSTRUIR, meu ESPAÇO... 
O líder pode possibilitar o rompimento da quietude, mas NÃO A AÇÃO DO CONSTRUIR, do conhecer. Essa, só o participante pode. 

5. Vida de grupo dá muito medo porque através do outro constato que sou “dono” do meu saber (e do meu não saber). 
Sou dono de minha incompetência, e portanto, RESPONSÁVEL pela minha BUSCAPROCURA de conhecer, de construir minha competência. 

6. Vida de grupo dá desânimo porque em muitas situações nos confrontamos com o caos: acúmulo de temas, processos de adaptação, hipóteses heterogêneas. 
Caos criador que nos demanda nova re-estruturação –organização. Procura da forma original própria e única adequada ao novo momento. 
Vida de grupo (ah!... vida de grupo...) 

7. Vida de grupo dá muito trabalho e muito prazer porque eu não construo nada sozinho; tropeço a cada instante com os limites do outro e os meus próprios, na construção da vida, do conhecimento, da nossa história

Grupo é... grupo 

A cada encontro: imprevisível. 
A cada interrupção da rotina: algo inusitado. 
A cada elemento novo: surpresas. 
A cada elemento já parecidamente conhecido: aspectos desconhecidos. 
A cada encontro: um novo desafio, mesmo que supostamente já vivido. 
A cada tempo: novo parto novo, compromisso fazendo história. 
A cada conflito: rompimento do estabelecido para a construção da mudança. 
A cada emoção: faceta insuspeitável. 
A cada encontro: descobrimentos de terras ainda não desbravadas. 

                                                      Grupo é grupo. 


EDUCAÇÃO E 
GRUPO NA ERA VIRTUAL
Atualmente, muitos trabalhos têm sido desenvolvidos usando Realidade Virtual (RV) que pode ser definida de uma maneira simplificada como sendo a forma mais avançada de interface do usuário de computador até agora disponível. Os avanços obtidos nesta área indicam que a mesma é bastante promissora para os diversos segmentos a ela vinculados, entre eles a educação. 


Uma definição um pouco mais refinada de realidade virtual é a seguinte : "realidade virtual é uma forma das pessoas visualizarem, manipularem e interagirem com computadores e dados extremamente complexos" (Kirner, 1996). Assim, pode-se dizer que realidade virtual é uma técnica avançada de interface, na qual o usuário pode realizar imersão, navegação e interação em um ambiente tridimensional gerado por computador, através de canais multi-sensoriais.O computador e as tecnologias disponíveis permitem a formação de grupos e seu trabalho em situações de tempo e espaço antes impossíveis sem tal tecnologia.



A formação de grupo oferece uma outra série de benefícios, tais como a interação com um conjunto de indivíduos diferentes, a maior diversidade de informações devido a existência de comunicação entre o grupo, melhor adequação aos diferentes perfis dos indivíduos, criando uma identidade grupal que reforça a manutenção e a formação de novos grupos.É muito importante o papel de cada professor como um motivador e facilitador para que esta troca entre todos para que ocorra de forma motivadora e adequada.






Professores Virtuais
CONVITE / DICA:
Se você não faz parte ainda e quiser conhecer...
PASSE e dê uma espiadinha na página do GRUPO dos Professores Virtuais pelo link: http://blogjonathancruz.blogspot.com/