Temas que você ENCONTRA no BLOG:

domingo, setembro 30, 2012

Divulgação-Kit de Livros Gratuito

Ler para uma criança é um gesto simples e muito importante. Por meio dele, contribuímos para a educação, a cultura e o lazer das crianças e ajudamos a mudar para melhor o futuro do Brasil. 

Receba gratuitamente a Coleção (acima) Itaú de Livros Infantis.

Clique no link abaixo e veja como fazer o seu pedido.

Confira detalhes de cada livro do KIT:
O Ratinho, o Morango vermelho maduro e o Grande Urso esfomeado, de Don e Audrey Wood
Esta é uma história que narra as peripécias e esperteza de um ratinho contra a força de um grande urso esfomeado, que no fim acaba não aparecendo na trama. As crianças ficam literalmente envolvidas com os diferentes planos do ratinho para proteger o seu grande morango vermelho maduro do Grande Urso Esfomeado.
LINO

Se o brinquedo é o objeto simbólico, por excelência, da infância, ele estaria presente nas produções culturais destinadas às crianças? Como ele estaria representado na literatura infantil? Em Lino, obra de autoria de André Neves, os brinquedos são as personagens da história. Desaparecer, mudar, surpreender-se são algumas das vivências daqueles bonecos. Na verdade, situações que nos remetem às experiências das crianças: sentir medo, estar angustiada, não saber o que vai acontecer, descobrir o novo...
POESIA NA VARANDA
Mergulhe na poesia e descubra os versos na canção, na lua cheia, na tristeza, nos grossos pingos de chuva ou na mão estendida de um amigo...Belo livro de Sonia Junqueira
Boa Leitura...Bom Proveito! (Rosangela Vali)

sexta-feira, setembro 28, 2012

Dia das Crianças/Atividades/Imagens e Mensagens

 

Mês de outubro chegando...é diversão a caminho. Por isso compartilho esta postagem com o tema Brincadeiras de Crianças para os anos iniciais.Retirei da NET Imagens.Aproveitarei algumas para o meu projeto Semana das Crianças.Faça bom proveito você também!
(Rosangela Vali)

Como surgiu o Dia das Crianças?
A comemoração no Brasil
 
A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas a data só "pegou" mesmo em 1960, quando Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Fábrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto". Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. Como a proposta surgiu no final de junho e os organizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A idéia foi um êxito.No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e "ressuscitaram" o antigo decreto. A partir daí, o 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.
http://www.klickeducacao.com.br:8000/klickids/historia/historia01/historia01A.asp

Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa, cheio de pipocas.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.

Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

Ser criança é estar de mãos dadas com a vida na melhor das intenções.


É acreditar no momento presente com tudo o que oferece, é aceitar o novo e desejar o máximo.Ser criança é chorar sem saber porque.
 Ser criança é estar em constante estágio de aprendizado, é querer buscar e descobrir verdades sem a armadura da dúvida.
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é ter um riso franco esparramado pelo rosto, mesmo em dia de chuva, é adorar deitar na grama, ver figuras nas nuvens e criar histórias.

Ser criança é colar o nariz na vidraça e espiar o dia lá fora.

É gostar de casquinha de sorvete, de bolo de chocolate, de passar a ponta do dedo no merengue.

Ser criança é acreditar, esperar, confiar.

       E é ter coragem de não ter medo.

Ser criança é querer ser feliz.
Ser criança é saber embrulhar desapontamentos e abrir caixinhas de surpresas.

Ser criança é sorrir e fazer sorrir.

Ser criança é ter sempre uma pergunta na ponta da língua e querer muito todas as respostas.

Ser criança é misturar sorvete com televisão, computador com cheiro de flor, passarinho com goma de mascar, lágrimas com sorrisos.

Ser criança é errar e não assumir o erro.

Ser criança é habitar no país da fantasia, viver rodeado de personagens imaginários, gostar de quem olha no olho e fala baixo.
 
Ser criança é pedir com os olhos.

Ser criança é gostar de sentar na janela e detestar a hora de ir para a cama.

Ser criança é cantar fora do tom e dar risadas se alguém corrige.

Ser criança é ser capaz de perdoar e anestesiar a dor com uma dose de sabedoria genuína e peculiar.

Ser criança é andar confiante por caminhos difíceis e desconhecidos na ânsia de desvendar mistérios. Ser criança é acreditar que tudo é possível.
 
Ser criança é gostar da brincadeira, do sonho, do impossível.

Criança é saber nada e poder tudo.

Ser criança é detestar relógios e compromissos.

É ter pouca paciência e muita pressa.

E ser criança é, também, ser o adulto que nunca esqueceu da criança que foi um dia.
(Texto de: Gilberto dos Reis)

Criança...Você é ESPECIAL!

 
 ATIVIDADES DIA DAS CRIANÇAS

Lembrancinhas para turismo e viagens os alunos confeccionarem:






Lembrancinhas para turismo e viagens os alunos confeccionarem:
Lembrancinhas para turismo e viagens os alunos confeccionarem:


Lembrancinhas para turismo e viagens os alunos confeccionarem:

quarta-feira, setembro 26, 2012

Mimos e Cantinhos Especiais!

 [barra01-769401.gif]
Um ano de Blog da amiga Claudia, do Cantinho muito especial,cheio de criações, encantos, ideias, tudo com muita ARTE. Visitem e passem por lá...vocês irão se apaixonar.Clique no selinho de aniversário!
[barra01-769401.gif]
 
 [barra01-769401.gif]
Quer conhecer esses personagens mimosos e encantadores, feitos de corda,carinho, tecidos coloridos e fantasia, que surgem do mundo do faz-de-conta, trazendo cor e alegria....então clique no selinho da turminha  Bonifrati.
Eu me encantei e compartilho com alegria!
[barra01-769401.gif]
 
 [barra01-769401.gif]
 

segunda-feira, setembro 24, 2012

Artes com Tinta Guache

 
Encontrei em blogs de pintores e professoras algumas sugestões, as quais selecionei para elaborar meus planejamentos e aplicar com cada turma.
A tinta guache é de custo baixo, de uso fácil e tem qualidade.
Nas nossas escolas é fácil encontrar em grande quantidade. Irei usar, abusar e lambuzar!Eba!
Toda criança gosta de expressar suas emoções, seus desejos, suas cores, seus momentos de criação e produção. Com certeza será proveitoso e significativo.
Compartilho as sugestões encontradas com suas respectivas fontes.
Bom proveito! (Rosangela Vali)
 
O que é GUACHE?
Guache é uma palavra que provem do Italiano “Guazzo” que quer dizer tinta de água. O termo foi originalmente cunhado no século XVIII em França, embora a técnica seja muito mais antiga, utilizada frequentemente a inícios do século XVI em Europa.
  • O guache dilui-se com água até ter mais ou menos a consistência do azeite.
  • Aplica-se sobre papeis e cartões variados que devem ter algum “corpo” para não enfolarem.
  • Os pincéis adequados para a pintura com guache são os mesmos da aquarela.
  • Hoje em dia o termo guache é dado às pinturas realizadas com este material.
  • Existem habitualmente em tubos e também em pastilha, em qualidade profissional e estudante. 
  • Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/
PINTURA COM ASSOPRO
Colocar uma pequena porção de tinta no papel depois o aluno assopra um canudinho conduzindo esta tinta para onde desejar, aplicar outras cores desejadas.

PINTURA ESCORRIDA

Colocar várias porções de tinta na sulfite e depois ir virando o papel em várias posições para tinta escorrer pela superfície.

PINTURA COM ESPUMA

Trocar o pincel por um pedaço de espuma, o aluno pode fazer vários movimentos, arrastar a espuma, dando batidinhas variando a quantidade de tinta que pegar.

CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
Nas atividades acima o aluno pode utilizar as cores primárias para formar as secundárias.
Primárias
AMARELO
VERMELHO
AZUL
Secundárias
AMARELO+ VERMELHO = LARANJA 
AMARELO+AZUL= VERDE
VERMELHO+AZUL= ROXO

Fonte:http://gavetinhadeatividades.blogspot.com.br

Desenhos Primaveris com Guache Postadas pela Professora Evani-Confira como inspiração e releituras.
Fonte:http://2.bp.blogspot.com