Temas que você ENCONTRA no BLOG:

sábado, março 28, 2015

Ovos?coelhinhos?História/Reflexão.

É preciso fazer  com que  nossos aprendizes reflitam e compreendam sobre o valor humano e histórico da Páscoa, independente de credo/religião.
Em diversas culturas a Páscoa se faz presente.
Conhecer e informar faz parte da ação pedagógica.
Reuni aqui algumas informações e atividades para contemplar e aguçar o trabalho nosso de cada dia.
                                                       Bom proveito!
                                                                  Rosangela Vali                                                  
A PÁSCOA
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.  
            Fonte:http://www.portaldafamilia.org/index.html