Temas que você ENCONTRA no BLOG:

terça-feira, janeiro 14, 2014

Feliz Professorar!

2014 e logo, logo estaremos em ativa com nossos aprendizes para mais um ano letivo.Por isto essa postagem ao ver e ler esta linda mensagem que vale como uma reflexão e inspiração para nós professores e profissionais em todas as áreas da Educação.
Nossos objetivos, planos e preferencialmente nossa missão!
Encontrar-se e encantar-se, nosso desafio MAIOR!
A autora é a Professora Regina  que trabalha na mesma rede de ensino a qual faço parte.
Parabéns,colega de Profissão!




PROFESSORANDO...

O maior encontro de um professor é com o conhecimento...
A maior emoção de uma professora é sentir-se amada...
O maior perigo aos professores é a cobrança familiar...
A maior alegria é ver o progresso da maioria...

O maior medo é de não haver tempo para conhecer cada aluno...
A maior tristeza é ter que reprovar alguém,pelo “sistema”...
O maior desejo é uma utopia: valorização profissional...
A maior felicidade é a sensação da missão cumprida. 

O maior sentimento deve ser o amor incondicional, aquele que independe, inclusive, de afinidades...
A maior frustração de um professor deveria ser a de não conseguir atingir a singularidade de um educando;
O maior constrangimento é não ter suas particularidades compreendidas e respeitadas;
O maior sonho é uma escola diferente, onde todos tenham oportunidades de progresso e ninguém seja comparado a ninguém, já que cada um é único!

(16/10/2012)

terça-feira, janeiro 07, 2014

Leitura Inicial na Alfabetização!


Decodificação na Fase Inicial de Alfabetização
O processo fundamental para aprender a ler


Para se aprender a ler, há três etapas muito importantes na alfabetização inicial: 
1) identificação de palavras como imagens;

2) identificação dos componentes fonológicos das palavras, ou seja, os seus sons (grafemas e seus fonemas); 

3) domínio da ortografia.


Como adultos, aprendemos a ler há muito tempo e não percebemos mais a importância do processo fundamental de aprender a ler (decodificar) um código escrito. Para nós, é automático transformarmos as letras “b” “o” “l” e “a” em som e palavra. O processo de decodificação em adultos que leem fluentemente é automático; assim, conseguimos decodificar as palavras tão rapidamente que nem percebemos mais este processo. Como leitores fluentes, acessamos o significado e todas as experiências que, no nosso cérebro, estão armazenados para, por exemplo, a palavra “bola.”


Mas antes de aprendermos a ler, e exercitarmos e desenvolvermos nossa compreensão de texto, precisamos aprender a identificar os sons que estão associados com cada letra do alfabeto, e as palavras que estas letras formam. É claro que o processo de leitura não é apenas decodificação. Precisamos desenvolver a leitura e a compreensão (por exemplo, o processo de indiferenciação, construção de ideias principais, entre outros). Quando a decodificação se torna automática, aí sim conseguimos ler histórias, entender livros e conteúdos. Mas imagina o que aconteceria se este processo de decodificar estas letras que estão nesta página fosse lento, mal desenvolvido? Você levaria muito tempo para ler o que está escrito aqui e, ao final, provavelmente nem se lembraria da maior parte do texto.

Fonte:http://www3.pucrs.br/

quinta-feira, janeiro 02, 2014

Conquista 2013!Feliz em 2014!

“Top Comentarista”

Posição/Comentários
  Multiplicador(a)/Blog

1º/194 
António Pereira

2º/184 
Rosangela Vali
2. Rosangela Vali (184)

3º/145 
Gracita

4º/136 
Erica Bosi

5º/130 
Vanessa Gonçalves

6º/121 
Charles

7º/75 
Leandro Claudir

8º/67 
Toninha Ferreira

9º/62 
Odete

10º/59 
Toninha Borges

Fica o convite!
.....................................................
Comece 2014 ampliando parcerias e amizades!
Conheça e faça parte deste grupo de educadores e profissionais comprometidos com a qualidade de trabalho e de vida.
.....................................................
Acesse aqui.
Clique nos selinhos abaixo:
O BLOG 
Cadeira Cativa 
pelo Educadores Multiplicadores

Feliz também pela CONQUISTA!
Obrigada!