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quarta-feira, janeiro 11, 2012

GRUPO Professores Virtuais - Tem selinho presente!



Professores Virtuais
Olá professores virtuais nota 10, 100, 1000, ...


Para cada um de vocês ofereço um selinho como admiração, carinho e parceria pelo trabalho e amizade.


Que possamos multiplicar mais e mais o grupo e fazer dele uma página especial em nossos  blogs. 


Que bom contar com cada um de vocês!


De presente, este selinho.
É todo seu!





Obs.: Ajudinha Básica, se precisar!
Clicar lado direito do mouse  escolher copiar imagem.
Depois é só colar no seu  blog (html) , página Design.

Professor e Prática com Competências!

O professor  precisa reunir uma série de habilidades e competências para dar conta das atuais demandas da educação
Mas qual seria o perfil deste professor?
         


As competências  são muito bem abordadas por  Philippe Perrenoud em seu livro Dez novas competências para ensinar. Aproveito seu acervo para elencar uma lista que pode  auxiliar para quem está começando na educação e para quem gosta de estar reavaliando e reconstruindo sua práxis pedagógica.

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem

a. Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem.

b. Trabalhar a partir das representações dos alunos;

c.Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem.

d. Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas.

e. Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.

2. Administrar a progressão das aprendizagens:

a. Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos.

b. Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.

c. Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem

d. Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.

e. Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.

3. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho:

a. Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de autoavaliação.

b. Instruir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos.

c. Oferecer atividades opcionais de formação.

d. Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.

4. Administrar sua própria formação contínua:

a. Saber explicitar as próprias práticas.

b. Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua.

c. Negociar um projeto de formação comum com os colegas (equipe, escola, rede).

d. Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo.

e. Acolher a formação dos colegas e participar dela para aprimoramento e fortalecimento de uma prática coletiva.

f. Ser agente do sistema de formação contínua.