Temas que você ENCONTRA no BLOG:

sexta-feira, agosto 05, 2011

Monólogo à Psicopedagogia


O que se passa menino(a)? 
O que acontece contigo?
Tuas mãos não te obedecem,
Teus dedos rijos não querem também obedecer!
Que se passa menino(a)...
Em tua cabeça?
Em teu coração?
Quanto padece teu corpo!
Quanto padece teu ser!
Ao saber e não saber.
Que és capaz de também aprender,
De teu jeito, de teu modo,
Também ler e escrever!
Quem te disse que não podes,
Que não sabes.
Que não vais aprender?
Não lembras as cores, as letras, os números,
Nem mesmo teu nome consegues escrever.
No entanto,
Carregas um desejo gigante de mais conhecer.
Perguntas, Perguntas...
Tu fazes que não sabes,
E sabes que sabes.
Mas, não podes dizer!
Tu te escondes,
Te vestes e revestes, te transvertes,
Para que não descubram que és capaz de aprender.
Concordas com a expressão “nada podes saber”.
Nasceu roxo, fraquinho, pequeno e sem ar.
Por isso não podes agora aprender.
Que mentira grande, disseram-te um dia.
Sonegando-te o direito de descobrir e aprender.
Pois ninguém desaprende o que um dia aprendeu.
Bem sabes, que sabes.
Bem sabes que do teu modo,
Do teu jeito,
Fazes a tua escola e o teu saber.
Faz-te “aprendiz” e “conhecedor “.
Sujeito e objeto do teu próprio aprender.
A escola te rejeita, te enjeita.
Pois não marchas no ritmo que querem,
Não respondes em refrão,
Não cantas os hinos em coro,
Não pedes a bênção nem beijas a mão...
Menino(a)!
Suscitas-me tantas perguntas, interrogações...
Tu me despertas as dúvidas.
Não sobre ti,
Mas sobre o meu saber.
Tão certo, tão igual,
Tão reconhecido, instituído, oficial.
Nas tuas limitações eu vejo as minhas.
Nas tuas dificuldades encontro o meu “não saber”.
És espelho que reflete o “saber e não saber”

De quem te ensina e se diz te conhecer.
Conhecimento sem corpo e sem palpitação.
Diante de ti conecto-me com meu desconhecimento,
Com minha ignorância.
Com minha descoordenação,
Com meus dedos rijos, com mãos duras e indomáveis,
Com minha pouca compreensão,
Não de letras e números,
Mas desse ser que cria estranhos caminhos para aprender.
Nem sabes menino,
Quer na tua limitação,
Na tua diferença,
No teu jeito de ser,
Aparentemente tão pobre, incapaz e desinteligente,
Tem sido para mim, a cada sessão,
Um mestre, um ensinante.
Com seu jeito de ser...
Alfabetiza-me na cartilha do teu “não saber”
Para que eu possa descobrir o sabor da leitura,
E o prazer da escrita de um texto que ainda não li.

Iara Caierão (Psicopedagoga Clínica, Mestra em Educação)

Augusto Jorge Cury - Livros - Dicas

Para melhor perceber cada um pontos a serem citados,  leia
Pais Brilhantes, Professores Fascinantes de Augusto Cury.
Grande livro!
Possível, é acreditar que a mudança parte
da educação dada por cada um de nós...

Vale a pena conferir.

Um material importante e interessante. Uma colaboração especial.
Fiz um apanhado de alguns tópicos de um livro muito bom que li.
Pensei em compartilhar com quem possa se interessar, caso ainda não conheça o conteúdo.
  

SETE HÁBITOS DOS BONS PAIS E DOS PAIS BRILHANTES

“Os filhos não precisam de pais extraordinários, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar no seu coração”

1. OS BONS PAIS DÃO PRESENTES, OS PAIS BRILHANTES DÃO O SEU PRÓPRIO SER.

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver nos seus filhos:
- Auto-estima, proteção da emoção, capacidade de trabalhar perdas e frustrações, de filtrar estímulos “stressantes”, de dialogar e de ouvir.

2. OS BONS PAIS ALIMENTAM O CORPO, OS PAIS BRILHANTES ALIMENTAM A PERSONALIDADE.

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver nos seus filhos:
- Reflexão, segurança, liderança, coragem, otimismo, capacidade de superação do medo e de prevenção de conflitos.


3. OS BONS PAIS CORRIGEM OS ERROS, OS PAIS BRILHANTES ENSINAM A PENSAR.

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver nos seus filhos:
- Consciência crítica, pensar antes de agir, fidelidade, honestidade, capacidade de questionar, responsabilidade social.


4. OS BONS PAIS PREPARAM OS FILHOS PARA OS APLAUSOS, OS PAIS BRILHANTES PREPARAM OS FILHOS PARA OS FRACASSOS.

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver nos seus filhos:
- Motivação, ousadia, paciência, determinação, capacidade de superação, habilidade para criar e aproveitar oportunidades.


5. OS BONS PAIS CONVERSAM, OS PAIS BRILHANTES DIALOGAM COMO AMIGOS.

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver nos seus filhos:
- Solidariedade, companheirismo, prazer de viver, otimismo, inteligência interpessoal.


6. OS BONS PAIS DÃO INFORMAÇÃO, OS PAIS BRILHANTES CONTAM HISTÓRIAS.

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver nos seus filhos:
- Criatividade, espírito inventivo, perspicácia, raciocínio esquemático, capacidade de encontrar soluções em situações tensas.


7. OS BONS PAIS DÃO OPORTUNIDADES, OS PAIS BRILHANTES NUNCA DESISTEM.

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver nos seus filhos:
- Apreço pela vida, esperança, perseverança, motivação, determinação e capacidade de se questionar, de superar obstáculos e de vencer fracassos.



SETE HÁBITOS DOS BONS PROFESSORES  E DOS PROFESSORES FASCINANTES


1. OS BONS PROFESSORES SÃO ELOQUENTES, OS PROFESSORES FASCINANTES CONHECEM O FUNCIONAMENTO DA MENTE.

Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver nos seus alunos:
- Capacidade de gerir os pensamentos, administrar as emoções, ser líder de si mesmo, trabalhar perdas e frustrações, superar conflitos.


2. OS BONS PROFESSORES POSSUEM METODOLOGIA, OS PROFESSORES FASCINANTES POSSUEM SENSIBILIDADE.

Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver nos seus alunos:
- Auto-estima, estabilidade, tranqüilidade, capacidade de contemplação do belo, de perdoar, de fazer amigos, de socializar.


3. OS BONS PROFESSORES EDUCAM A INTELIGÊNCIA LÓGICA, OS PROFESSORES FASCINANTES EDUCAM A EMOÇÃO.

Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver nos seus alunos:
- Segurança, tolerância, solidariedade, perseverança, proteção contra os estímulos “stressantes” inteligência emocional e interpessoal.


4. OS BONS PROFESSORES USAM A MEMÓRIA COMO DEPÓSITO DE INFORMAÇÃO, OS PROFESSORES FASCINANTES USAM-NA COMO SUPORTE DA ARTE DE PENSAR.

Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver nos seus alunos:
- Pensamentos antes da reação, exposição e não imposição de idéias, consciência crítica, capacidade de debater, de questionar, de trabalhar em equipa.


5. OS BONS PROFESSORES SÃO MESTRES TEMPORÁRIOS, OS PROFESSORES FASCINANTES MESTRES INESQUECÍVEIS.

Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver nos seus alunos:
- Sabedoria, sensibilidade, afetividade, serenidade, amor pela vida, capacidade de falar ao coração, de influenciar pessoas.



6. OS BONS PROFESSORES CORRIGEM COMPORTAMENTOS, OS PROFESSORES FASCINANTES RESOLVEM CONFLITOS NA SALA DE AULA.

Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver nos seus alunos:
- Superação da ansiedade, resolução de crises interpessoais, socialização, proteção emocional, resgate da liderança do eu nos focos de tensão.


7. OS BONS PROFESSORES EDUCAM PARA UMA PROFISSÃO, OS PROFESSORES FASCINANTES EDUCAM PARA A VIDA.

Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver nos seus alunos:
- Solidariedade, superação de conflitos psíquicos e sociais, espírito empreendedor, capacidade de perdoar, de filtrar estímulos “stressantes”, de escolher, de questionar, de estabelecer metas.



OS SETE PECADOS CAPITAIS DOS EDUCADORES


“Todos erram: a maioria usa os erros para se destruir; a minoria, para se construir. Esses são os sábios”


1. CORRIGIR PUBLICAMENTE.

2. EXPRESSAR A AUTORIDADE COM AGRESSIVIDADE.

3. SER EXCESSIVAMENTE CRÍTICO: BLOQUEAR A INFÂNCIA DA CRIANÇA.

4. PUNIR QUANDO ESTIVER IRADO E COLOCAR LIMITES SEM DAR EXPLICAÇÕES.

5. SER IMPACIENTE E DESISTIR DE EDUCAR.

6. NÃO CUMPRIR COM A PALAVRA DADA.

7. DESTRUIR A ESPERANÇA E OS SONHOS.

Outras obras de Augusto Jorge Cury