segunda-feira, setembro 02, 2013

Pátria nossa de cada dia!



Algumas perguntas inquietam os desavisados:
O que é pátria? 
O que é civismo?
O que é cidadania?

Vivemos no grande Brasil, lindo por natureza.
País, sem sombra de dúvida, carregado pela sublime condição de potencialidade. Afora as críticas sérias e contundentes com relação aos acontecimentos políticos desastrosos dos últimos anos, o Brasil é um país que merece respeito. 
Respeito pelo povo que trabalha, sol a sol, na esperança de melhorar de vida. Respeito pelos alunos de nossas escolas e de tantas outras que dedicam seu tempo para adquirir conhecimento e fazer um país e um mundo melhor, onde todos tenham vida. Respeito por um país que, aos poucos, deixa de lado a cultura do “jeitinho” brasileiro e passa a respeitar os valores da paz e da justiça para todas as pessoas.
Cada um de nós, em nossas unidades escolares, sejam pais, alunos, funcionários ou professores, fazemos nosso dia a dia em terras brasileiras, com nossas cores, ritmos e formas, com as músicas que temos, com as diversas bandeiras que erguemos, com a fé que move nossos corações. 
A cada dia que acordamos, deveríamos lembrar em nossas orações que vivemos num país bonito, que tem seus problemas, que enfrenta violências e preconceitos de toda ordem, mas que, apesar dos problemas, revela pessoas que sabem agradecer a Deus pela oportunidade de viver aqui e que ajudam, pouco a pouco, a transformar este país num país justo e solidário. A Semana da Pátria é um tempo precioso para lembrar fatos importantes de nossa política; mas é também um tempo importante para que a sala de aula seja espaço de discussão, debates, críticas ao sistema que ainda deixa milhões de brasileiros e brasileiras à margem de uma vida digna, ao contrário de alguns poucos que têm condições de viver e aproveitar a enormidade dos recursos naturais de nosso independente Brasil.
Esta semana, por fim, é tempo também para encorajar nossas crianças e adolescentes ao amor pela sua terra, pelas suas riquezas, pela garra de seu povo. É espaço para que a ecologia esteja em pauta. Precisamos cuidar deste chão, para nós mesmos e para as futuras gerações. A Semana da Pátria abre oportunidades de encontros com nosso chão. O chão que pisamos tem nome, marcas, tem conflitos e conquistas, mas acima de tudo, tem oportunidades para crescimento e para a justiça por todos e para todos.
Que nossos alunos e nós aprendamos a cada dia o valor de nossa gente que batalha, que se esforça, que luta não para ser um país melhor que outros países, mas para ser um país digno e com espaço para acolher os seus próprios filhos e filhas, para que possamos viver nosso cotidiano com a esperança de dias cada vez melhores.
Autor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

Parcerias Especiais!

http://www.contosearte.com/

Virginia Maria Pereira da Rocha


http://www.pedagogiadascores.com.br/

Solange Depera Gelles



EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Arquivo de POSTAGENS:

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Seguir por e-mail

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!