sábado, outubro 06, 2012

Arte para Homenagear as Crianças

Aprendizagem da ARTE pelo SABER do OLHAR!

Pesquisei e encontrei esta postagem que compartilho com você, pois o Mundo Infantil é bem reproduzido por ele.SABER OLHAR e FAZER a ARTE requer APRENDIZADO constante de quem ensina e de quem aprende.

"Brincadeiras de criança... 
arte de Portinari"
(Fonte:OFICINA DE ARTE pela Professora Fernanda Priscila & Cia)

O Artista
Candido Portinari foi um artista que dedicou sua vida ao registro da cultura de seupovo e de seu país.
Brasileiro, nasceu em Brodósqui, cidade do interior paulista, em 1903. Sua terra natal seria lembrada em suas pinturas. Na Fazenda Santa Rosa, onde morava, observavaos colonos trabalhando na roça e, assim, pintava coisas e pessoas do interior, exaltando agente que produz e trabalha pelo país. Para Portinari, o processo produtivo é o daagricultura da região, seus cafezais, seus milharais, sua cana de açúcar, seus arrozais.
A obra de Portinari foi intensa e diversificada. 
Pintou diferentes temas: tipos regionais do Brasil, como cangaceiros e índios; retratos; músicos; o homem do campo; e principalmente crianças. Portinari adorava pintar crianças brincando, e dizia:
 "Sabem por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço?
 Para botá-los no ar, feito anjos."
 
Pintando crianças brincando em mangueiras frondosas ou participantes de"peladas" de futebol e de festas de São João, todas elas trazem a lembrança da vida rural. A criança, agrupada em bandos, é apresentada com roupas claras e rústicas, geralmente em movimento, com gestos largos ou de posse de brinquedos manufaturados. Espantalhos, pipas, luas e estrelas são elementos recorrentes que refletem o apego à cultura rural e à paisagem do interior.
Este universo infantil é povoado de elementos lúdicos, como brinquedos,brincadeiras e jogos: "Nossos brinquedos eram variados, conforme o mês, e também havia os para o dia e os para a noite. Para o dia eram: gude, pião, arco, avião, papagaio,bilboquê, ioiô, botão, balão, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando carniça,etc."
E sobre uma exposição de Portinari intitulada "Interior de Portinari", seu filho escreveu:
"... Acho que vai ficar emocionante, o título já diz tudo: "Interior de Portinari". Olha que dupla imensidão: o interior dele, pessoa humana e artista, e o interior que ele retratou em tantos esboços, desenhos, gravuras, pinturas e afrescos, esse interiorzão que é orgulho do Brasil, este que tem os pés solidamente plantados neste chão abençoado,este que não precisa se deslumbrar com o que vem com "griffe" de fora, porque sabe qual é o seu lugar, simples como mesa posta, café quentinho no fogão de lenha..." (JoãoCandido Portinari).
Portinari faleceu em 1962, aos 59 anos, vítima de intoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizava em suas obras. 
 
LEITURA DAS OBRAS DE PORTINARI
Buscando a sensibilização, as imagens das obras de Portinari serão apresentadasàs crianças. Esta apresentação poderá ser feita com as reproduções das obras em livros,revistas, transparências,etc.
Nesse momento, a criança terá o contato visual, partindo dessa, a aprendizagemartística envolverá um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos que serão construídos juntamente pela criança com orientação do professor.
Para a leitura das imagens, existem diferentes métodos, mas o abordado neste será o roteiro criado pelo pesquisador norte-americano Robert William Ott . Ele criou este roteiro para treinar o olhar sobre obras de arte.

 
Roteiro para o olhar ( Robert William Ott)
1) Descrever:
Para aproveitar tudo o que uma imagem pode oferecer, os olhos precisam percorrer o objeto de estudo com atenção. Mostre a imagem e dê um tempo para que a criança a observe cuidadosamente.
Em sala de aula, peça para que as crianças descrevam o que vêem. A partir desse exercício de ver, elas poderão posteriormente identificar e interpretar os detalhes visuais.
2) Analisar:
É hora de perceber os detalhes. As perguntas feitas pelo professor devem ter por objetivo estimular o aluno a prestar atenção na linguagem visual, com seuselementos, texturas, dimensões, materiais, suportes e técnicas.
3) Interpretar:
A partir das idéias colocadas pelos alunos, o professor poderá aproveitá-la para as diversas possibilidades pedagógicas. Liste-as e eleja, com as crianças, as que correspondam aos objetivos de ensino. Todos devem ter espaço para expressar as próprias interpretações, bem como sentimentos e emoções. Mostre outras manifestações visuais que tratem do mesmo tema e estimule-os a fazer
comparações (cores, formas, linhas, texturas, organização espacial, etc.).
4) Fundamentar:
Levantadas as questões que balizarão o trabalho, é tarefa dos alunos buscar respostas. Elabore, junto com eles, uma lista com os aspectos que provocam curiosidade sobre a obra, o autor, o processo de criação, a época, etc. De acordo
com a faixa etária, os interesses e o nível de conhecimento da classe, ofereça textos de diversas áreas do conhecimento para pesquisa e indique bibliografia e sites para consulta.
5) Revelar:
Com tantas novidades e aprendizados, as crianças certamente estarão estimuladas a produzir. Discuta com todas como gostariam de expor suas idéias. Quais são ecomo comunicá-las? É hora de criar através do desenho, encorajar a atividade criadora grupal, experimentar com representações em três dimensões, investigarmateriais plásticos, formas, cores, texturas e linhas, exercitar as habilidades pararecorte, colagem, modelagem, pintura, etc.

Sorteio Enacantador no Mês!Será dia 8/10!CONFIRA!

 
Se inscreva pelo link abaixo.Não precisa ter blog...só ter conta no google.
http://aartedeencantarcantandoecontandohisto.blogspot.com.br/2012/07/1-sorteio-do-blog-arte-de-encantar.html

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!